terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Harpa Cristã Eb - 4 Vozes

Depois de longos anos de trabalho foi concluído a Harpa Cristã em Mi Bemol, com 4 vozes (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), na clave de sol.

O Hinário está disponível no Clube de Autores. Quando o livro é comprado, o pedido vai diretamente para a gráfica, que imprime um a um, dá o acabamento final e despacha para o comprador.

Há duas versões disponíveis do hinário, sendo uma com acabamento mais luxuoso, capa dura contendo a ilustração da capa e encadernação lombada.

A versão mais básica contêm o mesmo conteúdo da versão em capa dura, no entanto é uma encadernação mais barata, encadernação espiral com capa de acetado, e obviamente o preço muito menor.

No site é possível visualizar algumas páginas de amostra. 
O hinário possui 678 páginas e o tamanho A4, papel da impressão Offset 75g.

Mas afinal, qual a vantagem de ter um hinário deste?
Enquanto o hinário oficial da CPAD em Mi Bemol possui apenas a voz do Soprano e Contralto, este além de ter estas vozes ainda possui a voz do Tenor e do Baixo.

Vamos supor que você toque um Sax Barítono por exemplo, é um instrumento com um som grave, e por sua vez as partituras deste instrumento são escritas na clave de sol, utilizar o hinário oficial em Mi Bemol que possui apenas o soprano e contralto, estaria desperdiçando o potencial do instrumento, sem falar que a parte do tenor e do baixo muitas vezes são a base do hino, enquanto a melodia fica com o soprano.

Valendo para outros instrumentos como o Clarone Alto em Mi Bemol, que atinge até a voz Tenor. Ou vamos supor que haja um certo desfalque na banda/orquestra e haja muitos Sax Altos, seria possível dividir as vozes entre eles, deixando o hino mais preenchido.

O hinário é totalmente compatível com o oficial, se a sua banda utiliza os oficiais da CPAD e você for usar este, é simplesmente pegar e tocar, que os hinos estão todos no mesmo tom, inclusive possui as fermatas e acentuações.

Dentre os hinários em Mi Bemol e com 4 vozes, este é o mais fiel existente.

E quanto custa?
Praticamente o preço de custo, a versão com encadernação mais barata está custando R$ 105,18 em 23/01/2023.
Enquanto que a versão mais luxuosa com capa dura e encadernação lombada custa R$ 156,26. em 23/01/2023.

Lembrando que a diferença entre ambos é justamente a encadernação.

Por que não há disponível para download?
Se for imprimir todas estas folhas em casa ou na livraria e depois levar para encadernar, provavelmente vai gastar até mais que o valor cobrado pela versão mais básica, outro detalhe é que muitas livrarias de bairro não encadernam esta quantidade de página utilizando espiral, se optar por locais que encadernam TCC com encadernação lombada, pode ficar até por 100 reais e não seria com a arte da capa, então acaba sendo inviável. Enquanto isso as gráficas que produzem grandes quantidades conseguem fornecer preços muito melhores.

Tá mas e por que não para download?
Pelo fato de que há pessoas que tem acesso e vendem esses conteúdos em plataformas como o Mercado Livre para pessoas desavisadas e lucram em cima de quem fez todo trabalho.
Neste caso optei em publicar no Clube de Autores e reduzir bastante a margem de lucro, como forma de incentivo para aqueles que precisam venham adquirir.

Mas compensa reduzir os ganhos?  
Na verdade produzi para meu próprio uso, desde 2015 venho elaborando e utilizando, aperfeiçoando a organização das partes, alguns conhecidos ficaram interessados e pediram para eu produzir para eles, acabei adquirindo uma encadernadora e produzindo algumas unidades, claro que saiu caro produzir,
foi então que conheci o Clube de Autores e pensei em disponibilizar para todos de maneira profissional, para isso tive que adequar o conteúdo para a publicação e foi necessário a elaboração da capa. 
Os instrumentos da capa são uma foto da minha coleção de instrumentos em Mi Bemol, que representa bem este hinário, a imagem foi tratada para obter esse aspecto de desenho.

E por que não optou por uma versão alternativa existente?
Simplesmente pelo fato de não ser tão fiel ao conteúdo do hinário oficial, por exemplo a falta de uma fermata no hino pode induzir o músico ao erro de continuar tocando direto, atrapalhando o hino, já que em alguns casos pode não ter um regente na frente, e pode pairar a incerteza de não estar no mesmo tom os hinos.
Outro detalhe é que muitos não constam o tempo do metrônomo.

Vale conferir e comparar, além de que está é a única que possui as 4 partes dos hinos pátrios, incluindo a introdução.

Em áreas "mortas" da página, partes de sobra onde não cabia o hino seguinte, foi utilizado para inserir a letra do hino anterior e em alguns casos onde possível foi inserido a cifra, enquanto o hino seguinte incluído em uma nova página.

Acompanha um resumo da história do hinário oficial e a escolha dos hinos no decorrer dos anos, como surgiu o primeiro, as versões e atualizações.
No final possui o índice de autores e tradutores dos hinos.
Inclui o índice dos hinos, sendo das primeiras linhas das estrofes, primeiras linhas dos estribilhos e por temas, facilitando a escolha do hino conforme o tema do culto.

0 comentários:

Seguidores

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Neuronic' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP